CIN - Branco Perfeito

“Bolhão, histórias e memórias” em exposição no Mira Fórum

“Bolhão, histórias e memórias” em exposição no Mira Fórum

Ver o Mercado do Bolhão de antigamente é a proposta do Mira Fórum através desta exposição de fotografia da autoria do portuense Eugénio Leite.

Fundado em 1839, o Mercado do Bolhão acompanhou as várias alterações económicas, tecnológicas, políticas e sociais da cidade e do país. Atualmente está a sofrer profundas obras de reabilitação/reconstrução, pelo que “faz todo o sentido o Mira Fórum acolher uma exposição que evoca o mercado em todas as suas dimensões”, considera o equipamento portuense, localizado em Campanhã, na Rua de Miraflor nº 155.

“Quando ouvi o anúncio da CMP a informar o encerramento temporário do secular Mercado do Bolhão para realização de obras de reabilitação (o que veio a acontecer em Maio de 2018) senti, como portuense, que tinha aqui um papel a desempenhar”, explica Eugénio Leite, na sua página de Facebook.

Durante três meses, o fotógrafo fez do Mercado do Bolhão a sua casa, tendo registado “imagens que realçam a arquitetura deste edifício de inspiração eclética e cosmopolita, o seu quotidiano do Bolhão, o trabalho em condições duras, próprias de um espaço a céu aberto, os rostos crus de gente humilde que nunca regateia um sorriso ao seu cliente. Gente para quem o Bolhão mais do que um mercado, é uma fonte de inspiração e um modo de vida. Gente que, com as suas histórias e memórias contribuiu, dia a dia, para construir este enorme património cultural”, lê-se ainda.

“O autor viveu intensamente os espaços de comércio e de lazer, conviveu com os seus vendedores, coabitou com os fregueses que durante todo o dia percorriam o mercado. As suas fotografias a preto e branco não encerram nostalgias ou melancolias antes memórias, histórias, vivências que continuarão a alimentar a identidade do mercado genuinamente portuense”, acrescenta o Mira Fórum.

A exposição “Bolhão: histórias e memórias” antecipa o lançamento do livro bilingue (português e inglês) com o mesmo nome, cuja publicação está prevista para dezembro numa edição da Lello Editores.

Fotografia: Eugénio Leite

PUB
www.pingodoce.pt/folhetos/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=etaobompouparassim&utm_campaign=institucional