A Critical TechWorks, uma parceria entre a BMW e a portuguesa Critical Software para o desenvolvimento de softwares de última geração para a indústria automóvel, quer contratar mais quadros especializados na cidade do Porto, onde está instalada a sede.
Instalada no antigo Edifício dos Correios, no centro da cidade do Porto, a Critical TechWorks contratou 850 pessoas em dois anos – a maior parte nos escritórios da Invicta -, avançou à Lusa o Chief Operations Officer (COO) da empresa, Jochen Kirschbaum, citado pelo portal de notícias da Câmara do Porto.
Em entrevista à Lusa, o responsável disse querer terminar o ano com 1.000 colaboradores (dos quais cerca de dois terços no Porto e os restantes em Lisboa), face aos 600 do final de 2019. Já para 2021, a expectativa é a de alcançar uma equipa com mais de 1.200 pessoas.
“Uma rota ascendente que nem a crise económica causada pela pandemia melindrou e que resulta de um excelente desempenho na aceitação do mundo automóvel face às soluções tecnológicas que estão a ser desenvolvidas a partir do centro da cidade, mesmo ao lado da Avenida dos Aliados”, salienta o Porto., relembrando o estudo da consultora CBRE, que indicava que “o investimento estrangeiro na cidade do Porto não parou durante o período mais crítico da pandemia por covid-19”.
De recordar que a Critical TechWorks instalou-se no Porto em setembro de 2018. Segundo declarações de Jochen Kirschbaum à Lusa, citada pelo Porto., o volume de negócios, nesse ano, foi de três milhões de euros, tendo disparado para os 32 milhões de euros em 2019, e prevê-se que quase duplique no final deste ano, para os 57 milhões de euros.
Em jeito de balanço dos dois anos de atividade, sobretudo concentrados no Porto, Jochen Kirschbaum garante que “a BMW está muito satisfeita com a joint venture e com o seu nível de performance e de criação de valor”.
Segundo avança a Câmara do Porto, com uma média de idades dos funcionários a rondar os 31/32 anos, a empresa trabalha em duas grandes áreas de desenvolvimento de produtos: a “enterprise IT” – focada no desenvolvimento de software para satisfazer as necessidades internas da BMW, na vertente da tecnologia da produção e de produtos financeiros; e na área da conectividade automóvel – que explora novos softwares ao nível da eletrónica do carro, desde o entretenimento ao desenvolvimento de plataformas, aplicações, sistemas de back-end ou cloud, ou seja, “tudo o que é preciso para o futuro da mobilidade e conectividade dos automóveis”, assinala o responsável.
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