PUB
Junta da Galiza

Bilhetes de autocarro e do metro poderão vir a ser comprados através de smartphone

Bilhetes de autocarro e do metro poderão vir a ser comprados através de smartphone

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O Porto vai testar uma nova tecnologia que envolve um novo sistema de títulos para os transportes do concelho – metro e autocarros.

A nova tecnologia, financiada através do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente, pode ser uma solução tecnológica que fará com que, no futuro próximo, deixe de se precisar de ter um cartão para poder viajar no metro e nos autocarros da STCP.
De acordo com o Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, foi disponibilizada um valor de 500 mil euros à empresa Transportes Intermodais do Porto (TIP) para que esta desenhe até ao final do ano uma alternativa ao habitual Andante que passará por uma aplicação para smartphones que permite detetar quando o cliente entra e sai do veículo.
A conta pode ser enviada depois para casa, ou por e-mail, e ser paga posteriormente, sem necessidade de compra antecipada de títulos ou de uma assinatura mensal.
Matos Fernandes afirmou, no discurso de assinatura do memorando para a gestão da STCP por parte das seis autarquias, que “o sistema de bilhética, estreado no Metro do Porto, era à data uma referência mundial, mas ficou parado no tempo. Há 15 anos que vendemos bilhetes da mesma maneira. Há 15 anos que comunicamos com os nossos clientes praticamente da mesma forma. Continuamos a ter sistemas passivos, que aguardam pelo passageiro em vez de interagirem com ele. Se o sistema que usamos tem 15 anos, pensemos que o iPhone foi lançado há dez anos?”.
O ministro desafiou a empresa e as autarquias a olharem para os novos desafios da mobilidade que, por um lado, têm de dar resposta a uma população em envelhecimento, e por isso mais dependente do transporte público, mas que não pode, por outro lado, ignorar uma alteração dos hábitos dos mais jovens.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/festas-felizes-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=1123-sabebem76&utm_campaign=sabebem