PUB
Junta da Galiza

Bienal Internacional de Gaia apresenta exposições de mais de 300 artistas

Bienal Internacional de Gaia apresenta exposições de mais de 300 artistas

O município de Vila Nova de Gaia acolhe até julho a 5.ª edição da Bienal Internacional de Arte Gaia, que, este ano, apresenta um total de 20 exposições de mais de 300 artistas de várias nacionalidades. O certame, que homenageia Carlos Carreiro e João Jacinto, pode ser visitado na Quinta da Fiação, na freguesia de Lever, até ao dia 8.

“Através de pintura, escultura ou fotografia, [o evento] abordará temas tão prementes como a saúde mental, o racismo, a xenofobia, a identidade de género, a guerra, as desigualdades sociais, entre outros”, adianta a Câmara Municipal local, recordando que mantém o objetivo de “agitar consciências” numa “Bienal de Causas”.

Este ano, África é o continente convidado e vai estar representado na exposição coletiva do «Projeto Manoueuvre», com curadoria de Jorge Salgueiro. A programação anunciada conta ainda com um “conjunto de 18 trabalhos realizados por Álvaro Cunhal, entre 1951 e 1959, nas cadeias da Penitenciária de Lisboa e do Forte de Peniche”, que antecipa, assim, a celebração dos 50 anos do 25 de abril, que se assinalam no próximo ano.

A estes juntam-se ainda uma “mostra coletiva de pintura, escultura e desenho «Revolução – 50 anos, 50 artistas», com curadoria de Ilda Figueiredo, que inclui trabalhos de Rui Ferro, Norberto Jorge, Henrique do Vale, Isabel Lhano, Fernanda Vilas Boas, Diogo Goês e Manuela Bronze, entre outros”, sublinha a autarquia gaiense.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A 5.ª edição da Bienal Internacional de Arte Gaia é promovida pela Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, em parceria com o município, e pode ser visitada, gratuitamente, de terça-feira a domingo, das 14h30 às 19h00.

De forma a promover a “descentralização cultural”, o certame apresenta, ainda, duas exposições na Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva e na Faculdade de Medicina Dentária. Simultaneamente, existirão também “mais 15 polos em localidades portuguesas e galelas, nomeadamente Alfândega da Fé, Amarante, Esposende, Gondomar, Lisboa, Mirandela, Oliveira do Hospital, Paços de Ferreira, Paredes, Paredes de Coura, Peso da Régua, Viana do Castelo, Vila Praia de Âncora, Funchal e Ferrol (Galiza)”, completa a nota divulgada.

Foto: CM Gaia

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem