PUB
Recheio 2024 Institucional

Bibliotecas Municipais do Porto recomendam uma viagem com um livro

Bibliotecas Municipais do Porto recomendam uma viagem com um livro

As Bibliotecas Municipais do Porto sugerem um bom livro para uma boa viagem, mesmo que esta seja feita sentado no alpendre ou na varanda.

É através de histórias que a nossa mente viaja através das palavras do livro e as Biliotecas municipais, surgerem, para umas férias de verão em segurança: “este tema pretende chamar a atenção para a viagem que cada livro pode ser, bastando para isso que cada leitor faça a sua escolha e se disponha a largar amarras e a partir embalado pela leitura, ao encontro de novos lugares, novas emoções e novas ideias”, referem as bibliotecas.

As sugestões são imensas, desde livros mais literais como é o caso do “Alma de Viajante” de Filipe Morato Gomes, que retrata as aventuras de viajantes portugueses, ou “Nos passos de Magalhães: uma biografia itinerante” de Gonçalo Cadilhe, e até o livro “Leva-me contigo: Portugal a pé pela Estrada Nacional 2” , de Afonso Reis Cabral.

Para amantes de viagens, as bibliotecas sugerem “Pela Estrada Fora”, de Jack Kerouac, e “O Velho Expresso da Patagónia”, de Paul Theroux. Entre os autores mais conhecidos, vale ainda a leitura de Joahann Wolfgang Goethe e a sua “Viagem a Itália”, Italo Calvino e “Um otimista na América”, ou, de John Steinbeck, “Viagens com o Charley”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Existe uma vasta lista, para todos os gostos, que pode consultar aqui. Para a requisição os leitores podem entrar em contacto com as bibliotecas municipais em bmp.cm-porto.pt ou através do número 225 193 480.

As bibliotecas do Porto, para aumentar a vontade e instigar a curiosidade e aventura, deixa o poema “Ítaca”, de Konstandinos Kavafis:

(…)
Mas não te apresses nunca na viagem.
É melhor que ela dure muitos anos,
que sejas velho já ao ancorar na ilha,
rico do que foi pelo caminho,
e sem esperar que Ítaca te dê riquezas.
Ítaca deu-te essa viagem esplêndida.
Sem Ítaca, não terias partido.
Mas Ítaca não tem nada para dar-te.
Por pobre que a descubras, Ítaca não te traiu.
Sábio como és agora, senhor de tanta experiência,
terás compreendido o sentido de Ítaca.

Konstandinos Kavafis

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem