A Câmara do Porto revelou, na segunda-feira, que o contrato com o arquiteto Eduardo Souto Moura, a quem foi entregue o projeto de reabilitação da Biblioteca Pública Municipal do Porto, junto ao Jardim de S. Lázaro, já foi assinado.
Segundo avança o jornal Público, a assinatura teve por base um parecer jurídico que garantia a legalidade de se avançar para um ajuste direito, evitando assim um concurso público. A reabilitação do edifício pode assim avançar, com o projeto de um dos dois prémios Pritzker portugueses.
De recordar que há já muitos anos é conhecida a existência de um projeto de ampliação de Souto de Moura. Aliás, foi ele o arquiteto responsável pela criação da sala infanto-juvenil, no início da década de 1990.
O Orçamento de 2018 da Câmara do Porto incluía uma previsão de investimento no edifício na ordem dos dez milhões de euros, ao longo dos próximos três anos, refere ainda o Público, citado pelo Pporto.pt.
Segundo os documentos que acompanham a proposta de Orçamento, o investimento na biblioteca será de 888 mil euros em 2019, passando para 4,5 milhões de euros em 2020 e cinco milhões em 2021. A obra ficará sob a alçada da GO Porto – Empresa de Gestão de Obras Públicas.