Durante o período da Feira do Livro do Porto, a Biblioteca Popular de Pedro Ivo volta a receber um conjunto de publicações e fotografias, e a funcionar como uma verdadeira biblioteca.
Este projeto, em vigor de 27 de agosto a 12 de setembro, conta com a participação e dinamização do Museu da Cidade, que pretende prestar homenagem à antiga função do espaço e ao seu autor, Pedro Ivo.
A Biblioteca Popular de Pedro Ivo foi inaugurada em janeiro de 1948 na Praça do Marquês de Pombal e pode ser visitado de segunda a sábado, das 10h00 às 18h00.
Neste espaço poderá encontrar das mais variadas publicações, fotografias e uma pequena mostra que deriva da pesquisa documental, fotográfico e literário que foi realizado juntamente com os herdeiros do escritor Pedro Ivo. Aqui poderá conhecer mais sobre o homem e sobre o artista revelando, entre a intimidade e o trabalho intelectual, a rede que une Pedro Ivo a outros autores e à cidade do Porto, passando pela figura central da Feira do Livro deste ano: Júlio Dinis.
Pedro Ivo foi um autor da cidade do Porto, cujo verdadeiro nome era Carlos Lopes. Nasceu em 1849 e faleceu com 57 anos.
Em 1874 publicou o livro “Contos”, a que se seguiram o romance “O Selo da Roda” (1876), e “Serões de Inverno” (1880).