RECHEIO 50 ANOS

BFG – Ferragens e Decoração

BFG – Ferragens e Decoração

Situada na Rua do Bonjardim no número 404, a loja Bernardino Francisco Guimarães foi criada em 1900, tendo marcado desde logo o mercado das ferragens da cidade do Porto.

Em 1952, Heitor da Fonseca Vale, sobrinho dos fundadores Bernardino Francisco Guimarães e Maria Amália da Fonseca Guimarães, herdou o negócio do tio que deu o seu nome à própria loja.

Esta é uma casa que “vai passando de geração em geração”, como conta à VIVA! Alexandra Oliveira, neta de Heitor, que entrou no negócio em 2008, criando a loja online da BFG. Esta presença na internet permitiu a divulgação e distribuição das ferragens não só para todo o território nacional, mas também para o estrangeiro.

No ano de 2003, sucederam também a Heitor Vale, as suas filhas, Romi e Marina Vale, que dão continuidade ao negócio e reúnem esforços “para manterem a tradição de sempre, sem esquecerem a necessária modernização”.

Na BFG os clientes encontram “ferragens exclusivas, replicas de ferragens antigas e outras peças exclusivas”, revela Alexandra Oliveira, afirmando que além destes modelos aceitam também “muitas ferragens para restauro” e encomendas a partir de moldes fornecidos pelo cliente. Esta acaba por ser “uma mais valia” do estabelecimento “em relação à concorrência quer na cidade do Porto, quer no país”.

A responsável adianta que possuem também “um segmento de produtos mais virado para a decoração” com um estilo mais rústico e vintage, onde é possível encontrar “móveis em segunda mão, algum artesanato” e peças de estilo vocacionadas para móveis antigos ou réplicas.

Atualmente a BFG tem também “uma cafetaria a funcionar num pátio exterior, que permite uma partilha de sinergias e de conhecimento muito grande entre a cafetaria e a loja”.

O público deste espaço centenário “é bastante diversificado”, sendo que são, habitualmente, os “jovens adultos e proprietários de segundas casas, com gosto pela casa e decoração”, que procuram a BFG.

“Os clientes que visitam a loja gostam da proximidade e do atendimento personalizado, de ver se a ferragem pode ser feita, saber pormenores do produto e que este seja encomendado de acordo com as suas necessidades”, indica Alexandra Oliveira.

Quanto ao atendimento online, este “não é tão distante como possa parecer”, uma vez que existe “abertura para falar com os clientes por telefone e explicar o pormenor de uma ferragem, da cor de determinado puxador, ou do sistema”.

Desde a sua abertura a BFG vivenciou muitas mudanças quer a nível tecnológico como político e social. A responsável admite que “não é preciso recuar muito no tempo para perceber que antigamente o comércio tradicional era a única opção para se fazer compras”.

“Bastava, praticamente, ter a porta aberta e bons produtos, que foi sempre uma aposta nossa, que conseguíamos vender. Tínhamos sempre muitos clientes, era uma loja muito grande, com muitos funcionários porque a oferta era pouca e havia muita procura”, continua.

“Desde o início dos anos 2000 começou a existir mais concorrência e começaram também a aparecer as grandes superfícies com produtos de fraca qualidade a um baixo preço, que satisfazem, à partida, as necessidades mais básicas” e isso “levou à desertificação da Baixa do Porto”. As obras na Baixa também fizeram com “que as pessoas se desabituassem de ir ao comércio tradicional”, tendo todos estes fatores contribuído para uma “grande mudança”.

A BFG teve de se adaptar ao mercado e apostar, assim, na “exclusividade das ferragens e em produtos de qualidade que os clientes não encontram em mais lado nenhum”. Hoje Alexandra Oliveira confessa que já se nota “uma alteração na atitude das pessoas face à compra e ao mercado, sendo que voltaram também “a procurar muito mais a Baixa”.

De olhos postos no futuro a responsável afirma que o objetivo é “evoluir sempre, fazendo mais e melhor, mas sem nunca desvirtuar o conceito da BFG”. “Estamos em permanente atualização, atenção com o cliente, com as tendências de mercado, com aquilo que o cliente espera, com a concorrência e a ver para onde podemos seguir”, conclui.

BFG – Ferragens e Decoração
Rua do Bonjardim n.º 404, Porto
Telefone 22 200 2655

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes