PUB
recheio 2025 2º

“Bem acima da média nacional”: como evoluiu o turismo do Norte em 2024?

O turismo na região Norte está a registar um crescimento “bem acima da média nacional” em 2024, afirmou esta quinta-feira, 3 de julho, o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, no encerramento da QSP Summit, que decorreu na Exponor, em Matosinhos.

“Estamos a bater recordes: 7,4 milhões de turistas no ano passado e a crescer cerca de 8% nestes primeiros meses”, destacou o responsável, referindo que este desempenho coloca a região numa posição de destaque em relação ao resto do país. (via Porto Canal)

Embora não tenha especificado o período exato a que se referia, os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que, no primeiro trimestre de 2024, os proveitos totais do alojamento turístico cresceram 4,8% a nível nacional, para 956 milhões de euros. O número de hóspedes aumentou 2,3%, enquanto as dormidas registaram um ligeiro recuo de 0,5%, influenciadas pelo calendário da Páscoa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Luís Pedro Martins aproveitou a ocasião para sublinhar a importância estratégica da QSP Summit para o turismo de negócios na região. “Não é apenas um evento de prestígio, é uma âncora que visa atrair mais congressos, mais feiras e mais eventos internacionais”, afirmou.

O presidente da TPNP reiterou o posicionamento do Porto e Norte como destino de referência no segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), salientando fatores como a acessibilidade, a qualidade das infraestruturas, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, atualmente com 110 rotas operadas por mais de 30 companhias aéreas, e uma oferta cultural e gastronómica diversa.

A QSP Summit, sob o mote “The New Strategic Drivers”, arrancou na terça-feira no Porto e terminou esta quinta-feira em Matosinhos, reunindo líderes e especialistas para debater os novos motores estratégicos de transformação das organizações.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer