O Belle Epoque Porto instalou-se na cidade do Porto e abriu, pela primeira vez, as suas portas em plena pandemia. O momento, altamente desafiante vivido pela restauração, levou, inclusive, à escolha do nome: “Belle Epoque porque foi uma época de renascimento. E como o grupo, espanhol, abriu o projeto nesta fase de covid-19, má para todos, escolherem este nome na esperança de um renascimento”, revelou Sandra Fernandes.
Com uma fusão entre a comida portuguesa e espanhola, o restaurante apresenta uma carta pequena, mas amplamente elogiada, a começar, desde logo, pelas entradas, que conquistam os clientes com a sua tábua mista de presunto, queijo e chouriço assado. Também as tapas estão, naturalmente, presentes no cardápio e podem ser pedidas como entradas.
Antes de avançar pelo prato principal, saiba que deve provar a sopa de bacalhau, uma referência da casa, que leva uma posta de bacalhau dentro da própria sopa. “Tem um travo a menta e bacalhau e é servida com duas fatias de pão também dentro da sopa. É incrível”, assegura.
O convite passa, posteriormente, pela degustação de um arroz/paella, assim designado por ser “uma mistura do nosso arroz com uma paelha espanhola”, composto por polvo, frango, rabo de boi, camarão e mexilhão.
O grande ex-líbris do Belle Epoque Porto é, sem dúvida, o costeletão maturado, avançou a responsável, referindo que este é servido acompanhado com batata a murro e gomos de laranja. “Trata-se de um costeletão com um quilo, que dá perfeitamente para duas pessoas”. Por sua vez, na categoria do peixe, a sugestão passa pelo prato de atum fresco dos Açores, grelhado com vegetais e apontamentos de noz e pickles de cebola roxa com mel.
Com ambientes distintos e convidativos a todas as idades, o espaço serve um pudim abade de priscos envolto em massa de filo “altamente delicioso” e uma pera bêbeda com queijo da serra, também muito elogiada.
Para acompanhar todas estas sugestões, os clientes têm à sua disposição duas sangrias, uma de frutos vermelhos e outra de espumantes, e vinhos da região do Douro, em homenagem ao local onde o restaurante está inserido, e dois apontamentos de vinho verde da zona de Alvarinho.
Além da qualidade das propostas gastronómicas, o Belle Epoque distingue-se também pelo bom ambiente” que apresenta, com uma sala, no rés-do-chão, e esplanada, com um ambiente mais descontraído, que convida a uma sangria com uma tábua ao final do dia, uma sala, no primeiro andar, com mais rigor, e uma sala privada, no segundo piso, destinada a uma refeição mais íntima.
De futuro, o grupo almeja abrir mais restaurantes pela cidade do Porto e um Belle Epoque em cada região do país.
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 10h30 até às 23h00, ao sábado das 10h30 às 00h00 e ao domingo das 10h30 às 16h00.
Belle Epoque Porto
Largo do Priorado, 8, Porto
Contactos: 22 208 3315 / 91 080 67 59