PUB
CMPorto

Batalhão será Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto

Batalhão será Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto

A proposta de alteração da designação do Batalhão de Sapadores Bombeiros (BSB) do Porto para Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto foi aprovada por unanimidade pelo executivo municipal, na reunião pública desta segunda-feira.

A vereadora dos Recursos Humanos, Serviços Jurídicos e Proteção Civil, Catarina Araújo, frisou que esta se trata de “uma progressão natural desta Unidade, face ao panorama nacional” e à evolução “nos seus diversos vetores, nomeadamente, ao nível dos recursos humanos, viaturas, equipamentos, instalações, organização e doutrina”.

A vereadora lembrava também que “face às atuais exigências de socorro no Município do Porto, o aumento da população residente e flutuante, as inúmeras intervenções em edifícios e infraestruturas e a assunção de novas competências transferidas pela administração central, tem-se vindo a reforçar e incrementar o apoio ao BSB”.

Este reforço tem-se verificado em várias áreas: viaturas, equipamentos e instalações, pessoal, por exemplo, permitindo tornar esta unidade “mais moderna, de elevada prontidão e com capacidade técnica para responder aos inúmeros desafios que se lhe colocam, por forma a reduzir o tempo médio de resposta e aumentar a qualidade do serviço à comunidade”, frisava.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Catarina Araújo salientou ainda que recordava que o BSB “é o 2.º maior e o 2.º mais antigo Corpo de Bombeiros de Portugal, com 294 anos de história.”

Referir que em 2019, o BSB registou um total de 5204 ocorrências, das quais 352 incêndios urbanos, sendo que nos anos de 2020 e 2021 verificou-se um ligeiro decréscimo, em resultado das restrições no âmbito da pandemia covid-19.

No entanto, esta descida foi «compensada» pelas ocorrências no âmbito da pandemia com descontaminações de infraestruturas, viaturas e pessoal e transporte de doentes covid-19 e suspeita de infeção (1190 ocorrências em 2020, 462 em 2021 e 72 em 2022).

Foto: Guilherme Costa Oliveira

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem