PUB
Recheio 2024 Profissional

Batalha e Alexandre Herculano recebem luz verde do Tribunal de Contas

Batalha e Alexandre Herculano recebem luz verde do Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas emitiu, finalmente, o visto que permitirá avançar com a requalificação do Cinema Batalha e do antigo Liceu Alexandre Herculano, anunciou esta quinta-feira a Câmara Municipal do Porto.

No seu portal de notícias, a autarquia refere que a autorização agora emitida permite “que os trabalhos tenham finalmente o seu arranque no mais breve espaço de tempo”, interrompendo, assim, “a degradação galopante que vem afetando os dois imóveis”.

Recorde-se que a reabilitação do Cinema Batalha, orçada em 3,95 milhões de euros e que deverá demorar 20 meses, prevê a criação de novas salas. “A conhecida Sala Bebé dará lugar a uma sala polivalente com bar e outras valências sociais. Em substituição, será construída uma sala-estúdio na parte posterior do segundo balcão, com capacidade para cerca de 135 pessoas. A plateia deverá manter os 243 lugares e a tribuna contará com 136”, lê-se na nota divulgada.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O projeto de arquitetura, a cargo do arquiteto Alexandre Alves Costa e do Atelier 15 Arquitectura, “privilegia a intervenção arquitetónica e contempla a reformulação e remodelação com trabalhos profundos ao nível da estrutura, da reabilitação das superfícies, das coberturas e elementos funcionais e da construção e instalação de novos equipamentos, acessos e redes” assim como a integração de uma segunda sala de projeção e aproveitamento do terraço do edifício.

No que respeita às obras do Liceu Alexandre Herculano, que de acordo com o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, “o valor simbólico e patrimonial só por si justificaria a intervenção”, tem o valor de 9,8 milhões de euros. Segundo a autarquia, o objetivo é “reformular e remodelar o imóvel, melhorando as condições de conforto, reabilitando as superfícies (pavimentos, paredes e tetos), as coberturas e elementos estruturais e construindo e instalando novas infraestruturas, nomeadamente um novo pavilhão gimnodesportivo que ficará ao serviço da população”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem