Sabe Bem

Batalha abre portas esta sexta-feira

Batalha abre portas esta sexta-feira

É já esta sexta-feira, dia 9, que o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, inauguram o Batalha Centro de Cinema. Na cerimónia de reabertura estarão também presentes o diretor artístico do Batalha, Guilherme Blanc, e os arquitetos do projeto, Alexandre Alves Costa e Sérgio Fernandez.

O icónico Centro de Cinema, que abre oficialmente ao público às 17h30, volta ao funcionamento com novos espaços a explorar, como a Biblioteca e Filmoteca, a Sala-Filme, a Livraria e a Cafetaria/Bar. A descoberta dos frescos de Júlio Pomar – que aconteceu no decorrer da empreitada e permitiu recuperar para a cidade um património da década de 1940 que havia sido censurado pelo Estado Novo – é outro dos destaques da empreitada de renovação.

A reabilitação do Batalha Centro de Cinema teve como principal requisito respeitar a sua identidade, tirando partido do seu elevado valor patrimonial. O investimento municipal foi superior a cinco milhões de euros e incluiu trabalhos profundos ao nível da estrutura, da reabilitação das superfícies (pavimentos, paredes e tetos), das coberturas e elementos funcionais e da construção e instalação de novos equipamentos, acessos e redes.

O mítico cinema da cidade regressa agora ao funcionamento com um fim-de-semana de programação especial gratuita.

Notícias relacionadas:
Já são conhecidas a data de abertura e programação do Batalha

Foto: Paulo Cunha Martins

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem