PUB
Cin

“Base-jumpers” saltam do “Isqueiro da Maia” para promover modalidade

“Base-jumpers” saltam do “Isqueiro da Maia” para promover modalidade

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Em setembro, a Maia (Cidade Europeia do Desporto) receberá o “Base-Jump Exhibition 2014″, evento radical que conta com a participação de 14 atletas nacionais e internacionais que vão realizar saltos de “base-jump” a partir da Torre do Lidador.

Quatro paraquedistas aventuraram-se, esta manhã, num conjunto de saltos de “base-jump” da Torre do Lidador, vulgarmente conhecida como “isqueiro da Maia”, de 92 metros de altura, para darem a conhecer ao público o campeonato internacional da modalidade, agendado para o próximo mês.
Em declarações à Lusa, Sílvia Macário, promotora do certame, que decorrerá nos dias 26 e 27 de setembro, explicou que os saltos funcionaram como um teste para o “Base-Jump Exhibition 2014″, durante o qual se pretende também “divulgar a modalidade pouco conhecida em Portugal”, no âmbito da programação da Maia – Capital Europeia do Desporto 2014. Desta forma, durante o campeonato, deverão saltar da Torre do Lidador pelo menos 14 atletas de fama internacional no circuito do “base-jump”, oriendos de Espanha, França, Itália, Suíça e Estados Unidos. E a experiência, essa, só pode mesmo ser descrita por quem a vive. “Marcamos encontros com tanta gente, mas nunca marcamos encontros connosco. Ali [em cima], tu marcas um encontro contigo. Quando estás ali, sozinho, começa tudo de novo”, confessou Arlindo Lima, instrutor de paraquedismo de 37 anos, minutos antes de se atirar do “isqueiro” maiato. Segundo Pedro Pereira, outro paraquedista que saltou dos 92 metros de altura, é importante distinguir o “base-jump” do paraquedismo. “Não devemos comparar os riscos porque são modalidades muito distintas”, sublinhou, realçando que os pontos em comum se ficam pela utilização do paraquedas e pelos “muitos anos de experiência, com milhares de saltos”, por parte dos praticantes das duas formas de saltar e planar. Em relação ao evento marcado para setembro, o instrutor destaca a “elevada experiência dos atletas internacionais” já inscritos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Revista Sabe Bem até 30/4