Portugal tem, este ano, 372 praias fluviais e costeiras galardoadas com Bandeira Azul, mais 12 do que em 2020, distribuídas por 98 municípios.
Das 372 praias, 330 são costeiras, mais oito do que em 2020, e 42 fluviais, mais quatro do que no ano passado, o que, salienta a coordenação nacional do Programa Bandeira Azul, “reflete a tendência, dos últimos anos, de crescimento no número de praias interiores, bem como do investimento realizado nestas zonas balneares”.
Considerando os restantes países que desenvolvem o Programa Bandeira Azul, Portugal é o segundo país com mais praias fluviais galardoadas, acrescenta.
As 372 praias estão distribuídas pelo Norte (72), Centro (29), Tejo (50), Alentejo (31), Algarve (87), Açores (45) e Madeira (16).
De acordo com a coordenação nacional do Programa Bandeira Azul, Fafe (Braga), Oleiros (Castelo Branco), Óbidos (Leiria), Avis (Portalegre) e Beja entram pela primeira vez na lista, enquanto a Calheta (Madeira) reentra.
Além das praias, este galardão distinguiu ainda 16 portos de recreio e marinas, menos duas do que em 2020, nove no continente e sete nas regiões autónomas, e 11 embarcações ecoturísticas (mais duas do que no ano passado), cinco em Portugal continental e seis na Madeira.
As cerimónias oficiais do hastear da Bandeira Azul em praia costeira iniciar-se-ão a 1 de junho, na praia de Moledo, no concelho de Caminha (Viana do Castelo).
Já o primeiro hastear da Bandeira Azul em praia fluvial acontece a 15 de junho, na Albufeira de Santa Clara, em Odemira (Beja), e o hastear em marina decorre a 5 de junho, na Marina de Vila do Porto, na ilha de Santa Maria (Açores).
De referir que o Governo vai manter este ano as mesmas regras para o acesso às praias que estabeleceu em 2020.
“Vigorará este ano o mesmo regime que foi estabelecido pela Direção-Geral da Saúde [DGS] para a época de praia do ano passado”, anunciou o primeiro-ministro, António Costa, no final da reunião de quinta-feira do Conselho de Ministros.
Assim, de acordo com o que foi determinado o ano passado, durante a época balnear, deve existir um distanciamento físico de 1,5 metros entre pessoas que não façam parte do mesmo grupo, o afastamento de 3 metros entre chapéus de sol, a proibição de desportos coletivos no areal e ainda a comunicação da ocupação dos areais, que passam a ser sinalizados através de uma sinalética tipo semáforo (verde – ocupação baixa; amarelo – ocupação elevada e vermelho – ocupação plena).
A informação sobre o estado de ocupação das praias deverá ser “atualizada de forma contínua, em tempo real”, designadamente na aplicação InfoPraia e na página da internet da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Locais galardoados 2021
Matosinhos
Agudela
Angeiras Norte
Angeiras Sul
Aterro
Cabo do Mundo
Funtão
Fuzelhas
Leça da Palmeira
Marreco
Memória
Pedras Brancas
Pedras do Corgo
Quebrada
Porto
Castelo do Queijo
Foz
Gondarém
Homem do Leme
Vila Nova de Gaia
Aguda
Canide-Norte
Canide-Sul
Dunas Mar
Francelos
Francemar
Granja
Lavadores
Madalena-Norte
Madalena-Sul
Mar e Sol
Marbelo
Miramar
S. Félix da Marinha
Salgueiros
Sãozinha
Senhor da Pedra
Valadares-Norte
Valadares-Sul
Marina de Gaia