PUB
Recheio 2024 Institucional

Bandeira Azul para 18 praias de Gaia

Bandeira Azul para 18 praias de Gaia

Na próxima época balnear, Vila Nova de Gaia vai poder voltar a içar a Bandeira Azul na totalidade das suas praias. São 11 as praias de Matosinhos galardoadas. Já o Porto vai voltar a hastear o símbolo europeu de qualidade nas zonas balneares de Gondarém, Foz e Homem do Leme.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Ao todo são 18 as águas balneares de Gaia, num total de trinta praias concessionadas, a içar o símbolo europeu de qualidade atribuído pela Associação Bandeira Azul Europa Portugal, o que faz com que o município repita o pleno que tem conquistado, nos últimos anos, ao longo dos seus 15 quilómetros de costa marítima”, pode ler-se no comunicado da autarquia.

O presidente da Câmara Municipal de Gaia congratula-se com a conquista da Bandeira Azul para todas as praias do município, “fruto da aposta que esta autarquia tem feito na manutenção, e em muitos casos até na melhoria, das condições das nossas praias, quer para os gaienses, quer para quem nos visita”.
Entre as trinta praias com Bandeira Azul, cinco são 100% acessíveis, disponibilizando equipamentos e soluções idealizados para proporcionarem as melhores condições a pessoas com mobilidade condicionada. Dessas cinco praias, todas com a distinção «Praia Acessível», a de Valadares Sul conquistou o primeiro lugar no concurso «Praia+Acessível 2016», uma iniciativa promovida pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) que tem por objetivo distinguir as praias nacionais, costeiras ou interiores, que, tendo já sido galardoadas com a bandeira «Praia Acessível» durante a época balnear, provam ter as melhores condições de acessibilidade.
Em Matosinhos, na época balnear que se avizinha, a bandeira azul será hasteada nas praias de Agudela, Angeiras Sul, Aterro, Cabo do Mundo, Funtão, Fuzelhas, Leça da Palmeira, Marreco, Memória, Pedras do Corgo e Quebrada.
Já o Porto vai voltar a içar a Bandeira Azul nas zonas balneares de Gondarém, Foz e Homem do Leme, que abrangem oito praias.
Qualidade da água, Gestão ambiental e de equipamentos, Segurança e serviços e Informação e Educação são os grandes itens que agrupam os critérios para atribuição da Bandeira Azul a uma zona baldear. A distinção, após processo de avaliação, é feito pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, a secção portuguesa da Foundation for Environmental Education. Este ano, o galardão é atribuído a 320 praias.
* Notícia atualizada a 03/05/2017
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem