PUB
Philips S9000

Banco de Ajudas Técnicas de Matosinhos permitirá partilha de recursos entre instituições

Banco de Ajudas Técnicas de Matosinhos permitirá partilha de recursos entre instituições

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A necessidade de dar resposta aos inúmeros casos de dependência física existentes no concelho levou a autarquia a criar uma base informática para facilitar o trabalho da Rede Social de Matosinhos.

Para evitar os constrangimentos com que lidam diariamente quer as famílias quer as instituições de solidariedade social na aquisição de material como camas articuladas, cadeiras de rodas e colchões anti escaras, a Câmara de Matosinhos decidiu criar um Banco Concelhio de Ajudas Técnicas.
“Este é o primeiro passo, um passo pequenino, mas muito importante. As instituições têm que ter a noção de serviço público. Para sermos mais eficazes, temos que acreditar no princípio de solidariedade. A partilharmos as ajudas técnicas com quem mais precisa, estamos a cumprir a nossa missão. Com esta forma de sustentar o nosso apoio social, beneficiamos todos”, salientou o autarca Guilherme Pinto durante a cerimónia de assinatura do protocolo.
O objetivo do Banco, destinado a munícipes em situação de desfavorecimento social, é conhecer o material existente a nível concelhio, identificar as lacunas que subsistem e fazer uma gestão global desses mesmos recursos, tendo para o efeito sido criada uma base de registo de stock de Ajudas Técnicas, com a participação de todas as entidades envolvidas.
Do Banco fazem parte a Câmara de Matosinhos, as quatro uniões de freguesia do concelho, a Cruz Vermelha Portuguesa, a empresa municipal MatosinhosHabit, a Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos (ADEIMA), a Associação de Apoio à Juventude Deficiente (AAJUDE) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Leça do Balio.
Estas entidades irão, a partir de agora, trabalhar em rede e partilhar o seu material de apoio, listado e descrito no novo Banco Concelhio de Ajudas Técnicas.

PUBLICIDADE

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem