O Banco Alimentar contra a Fome inicia esta sexta-feira mais uma campanha de recolha online de alimentos, num momento em que aumentam os pedidos de ajuda e diminuem os produtos doados. Trata-se da primeira de três campanhas que vão ser realizadas até ao final do ano.
Tal como explicou a presidente da Federação Portuguesa dos Banco Alimentares, Isabel Jonet, até ao dia 8 de dezembro, os interessados podem fazer o seu donativo através da compra de alimentos básicos que estão disponíveis no site (leite, atum, salsichas, açúcar, óleo e azeite). “As pessoas podem escolher o Banco Alimentar da sua região e recebem logo no seu e-mail um recibo que permite descontar nos seus impostos o donativo efetuado”, esclareceu. A campanha surge numa altura em que o número de pedidos de ajuda tem crescido significativamente. “Temos um crescimento do número de pedidos diretos, mas temos também um grande crescimento dos pedidos por parte das instituições, que nos pedem o reforço do cabaz mensal que lhes é entregue, porque têm mais dificuldades”, contou.
Na última campanha, realizada em maio, o portal de doações www.alimentestaideia.net recolheu quase 90 toneladas de alimentos, num valor global de cerca de 117 mil euros, tendo sido a média de doação de 36,54 euros.