Desde abril de 2013 que o prédio de sete pisos, pertença da AXA, estava ocupado por variadas atividades culturais, fruto de uma parceria entre a seguradora e a Câmara do Porto. A AXA decidiu, agora, colocar o prédio à venda e a atividade cultural vai deixar o edifício dos Aliados três meses antes do previsto. O local poderá vir a acolher um hotel.
O Balleteatro, que ali estava instalado, vai passar a ser companhia residente do Coliseu do Porto. A estreia no novo espaço acontece esta quarta-feira, com um conjunto de performances que começam às 19h e se vão prolongar durante cerca de uma hora e meia e em loop, ocupando diferentes espaços da casa de espetáculos e também a rua. No palco principal estará “Bevy versus”, de Flávio Rodrigues (dança), enquanto na Sala Jardim há teatro dirigido por Isabel Barros e Teresa Lima, com “Histórias entre o Céu e a Terra a partir de textos de Tonino Guerra”. A dança passa ainda pelo hall do Coliseu, com “Contos”, dirigidos por Elisabete Magalhães, e continua nos corredores, com “Ocupação”, dirigida por Sónia Cunha e Jorge Queijo. O Salão Azul recebe “Uma versão d’amor”, peça dirigida por Manuel Tur e na rua há batucada para animar quem passa.
De recordar que o Balleteatro foi distinguido recentemente com a Medalha Municipal de Mérito, Grau Ouro, pela Câmara do Porto.
Quarta-feira 30 Setembro, 2015
Balleteatro muda-se para o Coliseu do Porto
A escola profissional, que estava instalada no edifício AXA da Avenida dos Aliados, vai passar a ser companhia residente do Coliseu do Porto.