Sogrape

Baleia resgatada na praia do Aterro

Baleia resgatada na praia do Aterro

Uma baleia deu à costa na praia do Aterro, em Leça da Palmeira, Matosinhos, na tarde da última quinta-feira. O resgate do cachalote-pigmeu, no local, aconteceu “com sucesso”, contudo o animal terá acabado por falecer durante o transporte para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, em Ílhavo.

Segundo informação enviada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), em causa esteve uma “uma espécie de ocorrência pouco comum na nossa costa, que se apresentava em dificuldades junto à orla costeira”.

Aquando do alerta dos nadadores-salvadores, pelas 15h00, o protocolo para situações de arrojamentos de mamíferos foi “acionado de imediato” e levaram à praia do Aterro  “uma equipa de resgate da Rede Nacional de Arrojamentos, que integrou uma equipa de Vigilantes da Natureza do ICNF, elementos da Polícia Marítima, da Proteção Civil Municipal (Sistema de Salvamento Balnear de Matosinhos) e militares do projeto Sea Watch”.

O ICNF revela que o resgate “foi realizado com sucesso”. Contudo, de acordo com o Público, o cachalote-pigmeu terá acabado por falecer quando estava a ser transportado para o Centro de Reabilitação de Animais Marinhos, onde iria receber “cuidados especializados”.

Foto: Autoridade Marítima Nacional

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes