PUB
Recheio 2025

Bairros do Porto serão “palcos para a inclusão” em 2015

Bairros do Porto serão

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Através da iniciativa “Palcos para a Inclusão”, os alunos da Associação para Apoio à Integração Social e Comunitária Espaço T, vão levar, em 2015, espetáculos de teatro, dança, canto e pintura aos bairros do Porto.

“O nosso objetivo é levar arte aos bairros do Porto, muitas vezes marginalizados, e promover a inclusão social”, declarou o diretor da instituição, Jorge Oliveira, acrescentando ainda que outro dos propósitos do programa é “enriquecer” e “dotar” os bairros de cultura e novas experiências.
O projeto, que envolve cerca de 100 alunos com deficiência mental, problemas de mobilidade ou toxicodependência e doenças oncológicas, vai traduzir-se na realização, uma vez por semana, ao longo de 2015, de um espetáculo de teatro, dança, canto e pintura em bairros, lares de idosos ou associações de moradores da cidade do Porto.
Os espetáculos são gratuitos e os cenários e adereços são feitos pelos alunos e formadores da associação Espaço T, que já estão se encontram a trabalhar as peças.
A iniciativa “Palcos para a Inclusão” é financiada pela Águas e Câmara do Porto e será apresentada a 10 de dezembro, na Estação de Metro da Trindade, no Porto.
Jorge Oliveira adiantou que, nesse dia, as pessoas que utilizam o metro vão poder assistir a pequenos excertos de peças de teatro, cantos ou pintura, transformando a estação numa “catedral de arte inclusiva”.
Para o responsável, é “importante” a sociedade saber que estas pessoas, com diferentes problemas de saúde, são felizes, têm qualidades e determinação.
O Espaço T festeja este mês 20 anos de existência, e para assinalar a data, a associação organiza, na sua sede – a Casa da Felicidade -, a 06 e 07 de dezembro, o Mercado de Vilar, para venda de livros, vinhos, roupas e calçado a preços simbólicos. As receitas serão canalizadas para as atividades terapêuticas da instituição.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3