Trata-se de um dos principais destaques do prestigiado evento, a decorrer na capital alemã entre 15 e 25 de fevereiro. Contando com a realização de João Salaviza (vencedor do Urso de Ouro naquele festival em 2012) e Ricardo Alves Jr., o filme retrata pedaços do Bairro do Aleixo.
“Russa” competirá com outros 21 filmes de 18 países na secção de curtas-metragens, na qual estão em causa o Urso de Ouro, o Urso de Prata, o Prémio Audi (20 000 euros) e a nomeação para os Prémios do Cinema Europeu.
Refira-se que o realizador português Diogo Costa Amarante, vencedor do Urso de Ouro em 2017, o realizador e curador norte-americano Mark Toscano e o realizador e académico sul-africano Jyoti Mistry integram o júri deste ano na secção de curtas da Berlinale.
Coproduzido pelo Pelouro da Cultura da Câmara do Porto e apresentado no Rivoli durante o espetáculo de encerramento do Cultura em Expansão, em dezembro último, “Russa” resultou do convite municipal a João Salaviza e Ricardo Alves Jr. para uma residência artística que levou a dupla de realizadores ao Bairro do Aleixo. Foi lá que recolheram narrativas e intimidades, particularmente da antiga habitante de alcunha Russa que regressa ao bairro.