PUB
Galiza3

Bach, Reger e Dupré tocados para celebrar aniversário do Órgão de Tubos da Lapa

Bach, Reger e Dupré tocados para celebrar aniversário do Órgão de Tubos da Lapa

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O Monumental Órgão de Tubos da Igreja da Nossa Senhora da Lapa, no Porto, celebra esta quinta-feira 21 anos, que serão assinalados com um concerto dos organistas residentes Tiago Ferreira e Filipe Veríssimo que tocarão obras de Bach, Reger e Dupré.

Já na sexta-feira haverá outro concerto com obras de Cage, Pärt, Vitali e Vivaldi e com a participação do saxofonista José Pedro Gonçalinho. No sábado há um concerto do organista David Briggs. No domingo, também com David Briggs a comandar o órgão, será tocada a obra “Kindertotenlieder”, com a presença do barítono David John Pike.
No dia 16 de julho é a vez da peça 2º Sinfonia “Ressurreição” com a direção de Filipe Veríssimo, a soprano Sara Braga Simões, e com a presença do Coro da Sé Catedral do Porto e o Coro Polifónico da Lapa. David Briggs estará de novo no órgão.
Já no dia 17 de julho a Igreja da Lapa assinala também 260 anos de existência.
A instituição é detentora de um Monumental Órgão de Tubos com cerca de 32 toneladas, 15 metros de altura, 10,5 metros de largura e 5 metros de profundidade, dispondo de 64 registos, 256 combinações, 4 teclados e 4500 tubos e um carrilhão de 42 sinos. O maior tubo do órgão é de madeira e mede 10,12 metros de altura. O tubo mais pequeno é de metal e mede 9 milímetros.
Foi construído pelo organeiro alemão Georg Jann que o considerou a sua obra-prima e custou na altura 200 mil contos, um milhão de euros na moeda atual. Metade dessa verba foi angariada por donativos da comunidade.
Todos os concertos têm início marcado às 21h30.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce2 até 30/01