A partir de segunda-feira, dia 2 de fevereiro, a Avenida D. Afonso Henriques, em Matosinhos, vai entrar numa nova fase de requalificação, entre os Paços do Concelho e a Estrada da Circunvalação.
Os trabalhos começarão no lado sul, entre a Circunvalação e a Fonte Luminosa, e serão executados por etapas, para minimizar o impacto no trânsito e na vida quotidiana da cidade (via CM Matosinhos).
Além da reorganização do espaço urbano, a obra visa modernizar infraestruturas fundamentais que se encontram envelhecidas. Redes de águas pluviais e residuais, bem como o abastecimento de água, serão substituídas e melhoradas, resolvendo problemas recorrentes como alagamentos e degradação dos pavimentos, e evitando reparações constantes sem eficácia a longo prazo.
A intervenção prevê a renovação completa dos pavimentos e a instalação de uma drenagem mais eficiente, corrigindo ligações incorretas e reorganizando áreas de estacionamento e zonas de inversão de marcha.
Os passeios e o mobiliário urbano serão valorizados, a iluminação modernizada, a sinalização atualizada e uma ciclovia implementada, garantindo mais segurança e conforto para peões, ciclistas e automobilistas.
O projeto procura também um equilíbrio no uso do espaço público, de forma a promover uma avenida mais funcional e estética, capaz de responder às necessidades da população e de quem visita a cidade.
Durante a execução, o acesso a residências, comércio e serviços será mantido, com desvios temporários sinalizados e devidamente comunicados. A Câmara Municipal de Matosinhos promete uma comunicação constante e próxima em todas as fases da obra.
O investimento total ronda os 3 milhões de euros e o prazo estimado de conclusão é de 18 meses. Esta requalificação assinala uma etapa importante para um dos principais eixos urbanos de Matosinhos, garantindo que a avenida esteja preparada para os desafios atuais e futuros da cidade.
(Foto: via CM Matosinhos)