A Câmara Municipal do Porto acaba de anunciar “algumas alterações ao trânsito” na Avenida de Fernão de Magalhães e envolventes já a partir desta terça-feira, 12 de janeiro. Em causa estão os trabalhos de requalificação neste arruamento, que vão possibilitar a “criação de um corredor BUS de alta qualidade e aumentar substancialmente a fluidez da circulação automóvel para facilitar a saída do centro da cidade”.
“A intervenção de fundo na Avenida de Fernão de Magalhães, cuja principal finalidade é a criação de um corredor BUS de alta qualidade, divide-se em várias fases e abarcará a extensão desta avenida, entre a Praça do Dr. Francisco Sá Carneiro e o Campo de 24 de Agosto”, sublinhou, em comunicado divulgado no seu portal de notícias.
Nesse sentido, a autarquia informa que será necessário “proceder a cortes de trânsito”, nomeadamente na Avenida de Fernão de Magalhães (faixa de rodagem nascente), no troço compreendido entre a Rua Nova de S. Crispim e a Rua do Monte Aventino; na Rua de Manuel Carqueja, no troço compreendido entre a Rua do Bairro do Comércio do Porto e a Avenida de Fernão de Magalhães; e na Rua do Monte Aventino.
Adicionalmente, acrescenta o município, haverá ainda alterações de sentidos de circulação nas seguintes artérias: Sentido único poente/nascente na Rua de Manuel Carqueja, no troço compreendido entre a Rua do Bairro do Comércio do Porto e a Rua de Bento Carqueja; Sentido único sul/norte na Avenida de Fernão de Magalhães, no troço de transição entre faixas de rodagem compreendido entre a Rua de Dr. Henrique de Miranda e a Praça de Francisco Sá Carneiro; e Dois sentidos na Avenida de Fernão de Magalhães (faixa de rodagem poente), no troço compreendido entre a Rua Nova de S. Crispim e a Rua do Monte Aventino.
Note-se que a requalificação em causa, a cargo da empresa municipal GO Porto – Gestão e Obras do Porto, corresponde a um investimento de 5,3 milhões de euros.
Toda a informação relativamente aos trabalhos de requalificação está disponível na página oficial da GO Porto.