CIN - Branco Perfeito

“Autoestrada ferroviária” ligará Porto a Lisboa em 1 hora e 10 minutos

“Autoestrada ferroviária” ligará Porto a Lisboa em 1 hora e 10 minutos

A Infraestruturas de Portugal (IP) estuda a possibilidade de ligar a cidade do Porto a Lisboa numa “autoestrada ferroviária” que encurtará o tempo de viagem para 1 hora e 10 minutos.

A “autoestrada” seria complementada com desvios para as cidade de Aveiro, Coimbra e Leiria que acrescentaria mais 20 minutos viagem ao percurso.

A Infraestruturas de Portugal estuda linha direta entre as duas cidades, à semelhança do que acontece com a autoestrada 1, com desvios para Aveiro, Coimbra e Leiria.

Em Aveiro a solução passa pelo desvio dos comboios de alta velocidade pelas estações de de Oiã (sul) e Canelas (norte), para a linha Norte, enquanto que em Coimbra a IP indica que estão a ser estudados dois cenários, ou a contrução de um túnel /viaduto para atravessar o Mondego, ou a criação de um desvio entre Alfarelos e Taveiro.

Em Leiria, a situação ainda não foi estudada mas segundo a IP, poderá existir uma nova linha longe da cidade, a poente, com dois desvios à linha Oeste.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes