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Autocarros panorâmicos de Mário Ferreira vendidos à Barraqueiro

Autocarros panorâmicos de Mário Ferreira vendidos à Barraqueiro

A Mystic Invest, “holding” do grupo de Mário Ferreira, vendeu à Cityrama, do grupo Barraqueiro, a empresa Roller Town, que tem a exploração do negócio “sightseeing” em 10 autocarros turísticos da marca Douro Blue Bus.

“A venda da empresa foi concretizada por um valor global de cerca de três milhões de euros”, revelou Mário Ferreira ao Jornal de Negócios. “Vendemos a Roller Town porque esse negócio não está no nosso ‘core business’, sendo que onde queremos expandir-nos cada vez mais é no setor náutico”, explicou o empresário.

“A alienação desta participação totalitária, detida pela Mystic Invest, resulta de uma decisão estratégica da empresa, que tem subjacente o entendimento de que a integração da Roller Town no grupo Barraqueiro permitirá uma focalização mais intensa do negócio de ‘sightseeing’ em autocarros turísticos na cidade”, explicou Mário Ferreira.

Segundo o jornal, os dois grupos, Mystic Invest e Barraqueiro,”acordaram também o desenvolvimento de uma parceria estratégica, criando sinergias comerciais entre as suas unidades de negócio de forma a desenvolver ofertas turísticas integradas e complementares na cidade do Porto”.

De referir que a venda da Roller Town acontece pouco tempo depois de Mário Ferreira ter ameaçado abandonar o negócio de “sightseeing”, na sequência da aprovação do novo regulamento para o transporte turístico na cidade do Porto e dos comentários proferidos pelo presidente da autarquia.

No final de janeiro passado, num texto de opinião publicado na sua página do Facebook, Rui Moreira considerou que a cidade não é o “faroeste” e compara estes operadores a “garimpeiros” – exploradores de pedras preciosas.

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Na altura, Mário Ferreira considerou que “as novas regras, trajetos, custos e taxas que serão impostos vão limitar uma atividade que não é certamente o filão de ouro que aqui foi descrito e, por isso mesmo, acho que vamos fazer a vontade ao executivo e abandonar esse negócio que nunca foi lucrativo um único ano desde o seu início”.

E foi isso que aconteceu: o empresário vendeu agora o negócio.

No sábado, o empresário garantiu ao Jornal de Negócios que os 10 autocarros vendidos ao grupo Barraqueiro “é a única frota da cidade do Porto que está de acordo com a nova legislação e os requisitos que foram impostos pelo senhor presidente da Câmara do Porto”.

O grupo de Mário Ferreira tinha adquirido os 10 autocarros em janeiro do ano passado, tendo a empresa anunciado, nessa altura, que a compra foi realizada por um valor da ordem dos dois milhões de euros.

A conceptualização e grafismo dos autocarros inspiram-se e valorizam o património arquitetónico, histórico e cultural da cidade do Porto. Os veículos ostentam ilustrações/recriações de pontos emblemáticos da cidade, como a Estação de São Bento, a Igreja e Torre dos Clérigos, a Ribeira do Porto, a Ponte Luiz I, a Serra do Pilar, a Estátua D. Pedro IV, a Avenida dos Aliados e a Câmara Municipal do Porto.

Para além da Douro Azul (cruzeiros fluviais), Mário Ferreira detém ainda vários outros negócios, como hotéis no Porto e em Gaia, helicópteros e o museu World of Discoveries, faturando mais de 100 milhões de euros.

A Barraqueiro é o maior grupo de transportes em Portugal, tendo fechado 2017 com mais de 300 milhões de passageiros. Entre outros negócios, opera milhares de autocarros de passageiros, detém a concessão da operação do comboio da Ponte 25 de Abril, através da empresa Fertagus, do Metro Sul do Tejo (MTS) e ainda do Metro do Porto. Através do consórcio Atlantic Gateway, o grupo liderado por Humberto Pedrosa é também acionista do capital da companhia aérea TAP.

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