![Autarquia quer entregar gestão de 11 espaços desportivos e culturais à Porto Lazer](https://viva-porto.pt/wp-content/uploads/2012/04/cmporto_6.jpg)
No próximo ano, a autarquia portuense pretende entregar à empresa municipal Porto Lazer a gestão e exploração de instalações e equipamentos na área do desporto, cultura, animação, lazer e dinamização económica, nomeadamente o edifício AXA e o Queimódromo. Na lista de equipamentos constam as redes municipais de piscinas (4) e de pavilhões polidesportivos (5), o campo sintético do Viso, o pavilhão Rosa Mota e o complexo desportivo do Monte Aventino. A proposta da autarquia será votada na reunião da próxima segunda-feira.
Caso seja aprovada, a câmara “obriga-se a pagar à Porto Lazer”, pelos serviços prestados, um “subsídio à exploração” avaliado em 2,6 milhões de euros, ao passo que a empresa deve entregar ao município uma “remuneração não superior a 0,1% da receita gerada diretamente com a exploração dos referidos bens”. Entre os equipamentos a entregar à entidade municipal estão ainda o parque de estacionamento do Silo-Auto, o polidesportivo dos Choupos (situado em Ramalde), o pavilhão do Lagarteiro e o campo municipal de Campanhã. A ideia é que a Porto Lazer organize, “por meios próprios ou através de parcerias, eventos e programas que dinamizem e promovam a cidade juntos dos seus munícipes e daqueles que a visitam”.