PUB
Recheio 2024 Institucional

Autarquia garante que centenário do Bolhão não se comemora este ano

Autarquia garante que centenário do Bolhão não se comemora este ano

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O município assegura que 2014 foi apenas o ano de adjudicação do projeto.

A Câmara Municipal do Porto alertou esta segunda-feira que o Mercado do Bolhão não faz 100 anos em 2014. De acordo com a autarquia, o ano de 1914, que tem sido apontado para a efeméride, foi apenas o de adjudicação do projeto. “Em 1914, é aprovado na Câmara o projeto de construção do atual edifício, a 17 de julho. Para a autarquia, e isso está registado em ata, o imóvel foi concluído em 1923”, adiantou o assessor de imprensa do município.
No mês passado, a Associação de Comerciantes do Bolhão comunicou a intenção de dinamizar um evento de celebração do centenário do mercado, comemorado a 19 de julho, sendo que ontem, segunda-feira, o seu presidente, Alcino Sousa, afirmou ter recebido da “Biblioteca Nacional” um documento a confirmar a data. De acordo com o responsável, no documento refere-se que “a construção do atual mercado partiu da iniciativa de Elísio de Melo [vereador da primeira Câmara eleita após a implantação da República], inaugurado a 19 de julho de 1914”. Ainda assim, Alcino Sousa menciona ter documentação que refere o ano de 1914 como o da “inauguração das obras”. “Possivelmente faremos alguma coisa no sábado. Talvez mais um apelo. Estamos desesperados. O mercado precisa de obras”, realçou.
A câmara até admite 1914 como o ano do lançamento da primeira pedra do imóvel, mas reitera não existir “qualquer referência a isso”, recordando também que, de qualquer modo, as efemérides têm por base a conclusão dos edifícios e não o lançamento das primeiras pedras.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil