PUB
Galiza2

Autarcas do Norte debatem “Os caminhos da recuperação económica em Portugal”

Autarcas do Norte debatem “Os caminhos da recuperação económica em Portugal”

“Os caminhos da recuperação económica em Portugal: hipóteses a Norte”, assim se intitula a conferência que vai juntar os autarcas da região Norte do país num debate sobre “a atual crise sem precedentes que o país e o mundo atravessam”.

A sessão acontece esta sexta-feira, 24 de julho, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli, num auditório “reservado aos participantes e a alguns convidados”, avança a autarquia portuense, sublinhando que todos os painéis poderão ser acompanhados, em streaming, na página oficial do Jornal de Notícias, que organiza a iniciativa em parceria com a Câmara Municipal do Porto.

“Amanhã, todas as atenções concentram-se no palco do Rivoli, por onde vão passar vários decisores políticos da administração local. Todos eles comungam de uma preocupação: é preciso reerguer a economia, não descurando o problema de saúde pública que provocou esta depressão”, lê-se no comunicado divulgado pelo município, que alerta que a Norte “a indústria sofreu um enorme abalo”, mas que foi quem “no período mais crítico da crise, sustentou a produção interna”.

Depois da abertura, que será feira, pelas 09h45, pelo diretor do Jornal de Notícias, Domingos de Andrade, subirá ao palco do Rivoli Fernando Freire de Sousa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, para falar sobre “A Dimensão Institucional: Ativos e Constrangimentos”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Pelas 11h30, os presidentes da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Artur Nunes, de Tabuaço, Carlos Carvalho, de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, de Viana do Castelo, José Maria Costa, de Montalegre, Orlando Alves, de Fafe, Raul Cunha e de Braga, Ricardo Rio, vão debater os contrastes e desafios da coesão na dimensão territorial.

“A Dimensão Política: Condicionantes e Transformação” será debatido por Nuno Vaz, presidente da Câmara Municipal de Chaves, Paulo Cunha, presidente da Câmara de Famalicão e Víctor Hugo Salgado, presidente da Câmara de Vizela, no primeiro painel da tarde, agendado para as 14h15.

De seguida (15h15), o diretor regional de Cultura do Norte, António Ponte, o reitor da U.Porto, António Sousa Pereira, o vereador da Inovação e do Ambiente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, e o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, juntam-se para falar sobre as lógicas económicas e sociedade na dimensão estratégica.

Elisa Ferreira, comissária europeia com a pasta da Coesão Social, e Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, farão o encerramento da conferência.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer