
A jovem atleta Rita Marques, apoiada pelo programa de “Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e Elevado Potencial Desportivo da Câmara do Porto”, brilhou no Campeonato Europeu de Karaté. Rita Marques venceu a medalha de ouro em kata júnior.
O evento, que reuniu talentos de toda a Europa, decorreu no último fim de semana em Bielsko-Biala, na Polónia. Ao serviço da seleção portuguesa, Rita impôs-se na final frente à alemã Jay Jirley, garantindo a medalha de ouro para Portugal.
Após a sua vitória, Rita Marques destacou a importância do feito não apenas para si, mas para todo o país. “Estou muito orgulhosa pela medalha, mas, sobretudo, muito orgulhosa por representar a bandeira nacional. Esta medalha é de todos os portugueses” (via Câmara do Porto).
O percurso de Rita no karaté europeu tem sido marcado por sucessos. Em 2024, a atleta do Centro de Karate Goju-Ryu do Porto já havia alcançado o ouro na categoria de cadetes, durante a competição realizada em Tbilisi, na Geórgia.
Um ano antes, em 2023, conquistou o título por equipas ao lado das companheiras Bárbara Ribeiro e Lara Teixeira, num campeonato realizado no Chipre.
A participação da delegação portuguesa no torneio da Polónia resultou no melhor desempenho de sempre do país na competição. Além da vitória de Rita Marques, Portugal também obteve o ouro com Vasco Mateus (Kata cadete) e a prata com Bernardo Fernandes (Kumite sub-21 -75kg).
Houve ainda lugar ao bronze com Guilherme Gonçalves (Kumite sub-21 -67kg) e com a equipa masculina de Kata, composta por Diogo Santos, Martim Oliveira e Vasco Marques.
Com este resultado, Portugal alcançou um feito inédito, ao terminar o campeonato europeu na 7.ª posição do ranking de medalhas. No evento, participaram 25 karatecas portugueses, que competiram entre mais de 1200 atletas de 47 países.