
O Ateliê António Carneiro, que se encontra fechado desde 2018, voltará a abrir portas este sábado, dia 18 de março, às 18h00, para o regresso do ciclo “Um Objeto e seus Discursos”, que dá “destaque aos patrimónios da constelação do Museu e Bibliotecas do Porto”. A abertura estará a cargo de Pedro Baganha, vereador do Urbanismo, Espaço Público e Habitação da Câmara Municipal do Porto.
“Nesta sessão inaugural, será levantado o véu sobre a obra, em fase de conclusão, de reabilitação da icónica casa e ateliê do pintor simbolista António Carneiro, mandada construir pelo próprio nos anos 20 do século passado. Foi o espaço de criação do artista e do seu filho Carlos Carneiro, figuras marcantes da arte portuguesa, nomeadamente nos contextos Simbolista e Modernista”, lê-se no comunicado oficial enviado à VIVA!.
O evento contará com uma conversa entre Laura Castro, diretora regional de Cultura do Norte, e Camilo Rebelo, arquiteto responsável pelo projeto de reabilitação do espaço, moderada por Jorge Sobrado, diretor do Museu e Bibliotecas do Porto.
“Há alguns anos fechado ao público, o espaço está a ser reabilitado segundo um projeto do arquiteto Camilo Rebelo, com o objetivo de recuperar a traça e o uso originais. Sobressaem, por um lado, os dois ateliês de pintura como espaços centrais, e, por outro, a dotação das características programáticas e técnicas que permitirão devolver à cidade um espaço único”, lê-se.
As sessões do ciclo “Um Objeto e seus Discursos” são de acesso gratuito, sujeito à lotação dos espaços, “mediante inscrição prévia disponível no site do Museu do Porto”.
As obras de reabilitação do Ateliê António Carneiro, que integra a rede do Museu do Porto, estão prestes a ser concluídas e a sua reabertura está prevista para novembro de 2023, onde irá ter lugar uma “exposição inaugural com curadoria do professor e ensaísta Bernardo Pinto de Almeida”.