As ações agendadas pretendem valorizar as práticas, representações, expressões, conhecimentos e aptidões da comunidade local, reforçando a sua legitimação cultural e social.
Assim, esta noite, pelas 22h00, o Círculo de Arte e Recreio recebe o grupo de teatro do Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos para a apresentação do espetáculo “A Jorna”, que “pretende contar um dia na rotina daquela comunidade”. Em comunicado, a Guimarães 2012 informou ainda que, no âmbito do Ciclo “Número Perfeito” (projeto Pedra Formosa), decorrem, desde até ao dia 5 de julho, várias “sessões de poesia e música com o objetivo de homenagear e revisitar o espólio literário tão peculiar que a editora Pedra Formosa publicou entre 1993 e 2003”. Amanhã, às 22H00, a Associação Cultural e Recreativa Convívio acolhe a sétima sessão do ciclo com o tema: Sedentar, Nomadar: O Labirinto. Cheila Pereira e Margarida Cabral (coletivo DEMO) e Mário Gonçalves, (percussionista) são os convidados especiais de mais uma noite de poesia e música.
No mesmo dia, às 21h30, é inaugurada a exposição “Unleash the Hero Within” do projeto A Cidade e o Corpo, mostra baseada na obra lírica de Luís de Camões. Com curadoria da Circus, 40 novos valores da comunidade artística nacional foram convidados a interpretar uma estrofe da obra-prima da literatura portuguesa “Os Lusíadas”, numa folha de papel kraft, explorando múltiplas vertentes artísticas como a ilustração, a pintura, a fotografia ou o design.
Quinta-feira 23 Maio, 2013