PUB
PD - Revista Sabe Bem

Associação Zero apela à preservação da biodiversidade

Associação Zero apela à preservação da biodiversidade

O Dia da Terra celebra-se esta segunda-feira, 22 de abril, e a associação ambientalista Zero alerta para a “atual onda de extinção”, como a redução de 40% do número de animais terrestres e das populações de animais marinhos ou o facto de 40% das 1,1 milhões de espécies de aves do mundo estarem em declínio.

“É preciso educar e sensibilizar para a taxa acelerada de extinção de milhões de espécies e as causas e consequências desse fenómeno”, sublinha o comunicado da associação, citado pela Rádio Nova.

“Estima-se que os seres humanos tenham impactado 83% da superfície terrestre, o que afetou os ecossistemas, bem como as áreas em que espécies específicas de animais selvagens existiam”, refere.

A associação ambientalista defende que é necessário “alcançar grandes vitórias políticas que protejam grandes grupos de espécies, bem como espécies individuais e os seus habitats” e também “construir e participar num movimento global que abrace a natureza e seus valores”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Zero considera ainda que é preciso “incentivar ações individuais, como a adoção de dieta baseada em vegetais e a interrupção do uso de pesticidas e herbicidas”.

Segundo a associação, Portugal mantém “uma política pública sem objetivos estabelecidos para a conservação das espécies” e continua com legislação por publicar nesta área.

“Se não agirmos agora, a extinção pode ser o legado mais duradouro da humanidade”, conclui.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem