PUB
CIN - Branco Perfeito

Assembleia Municipal do Porto aprova criação de ecopista no Ramal da Alfândega

Assembleia Municipal do Porto aprova criação de ecopista no Ramal da Alfândega

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, na segunda-feira, o contrato de subconcessão do Ramal da Alfândega que permite à Câmara Municipal avançar com a criação de uma ecopista, enquanto “a cidade debate a solução definitiva para a antiga linha ferroviária desativada há mais de 30 anos”.

De acordo com o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, “qualquer que seja o destino final a dar ao Ramal da Alfândega levará cerca de quatro anos a executar, entre estudos e discussão pública”, razão pela qual, de forma a evitar “mais tempo perdido para a população”, o município “decidiu avançar com uma solução intermédia, que não comprometerá o debate que está a ser preparado com a sociedade civil e as forças vivas cidade”, lê-se na nota divulgada pela autarquia.

Recorde-se que em cima da mesa estão duas soluções: um percurso pedonal e ciclável e uma ligação rápida entre Campanhã e a Alfândega, através de um transporte pendular, confortável e elétrico.

Por enquanto, aprovada que está a solução provisória de uma ecopista, através da permissão da Assembleia Municipal para o contrato de subconcessão com a IP Património – Administração e Gestão Imobiliária, entidade pública que gere o Ramal da Alfândega, o vice-presidente da Câmara do Porto assegura que o percurso, de cerca de três quilómetros, “contará com vários acessos pedonais”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com o comunicado divulgado, “essas saídas vão beneficiar de um outro investimento municipal «de milhões de euros», feito ao longo dos últimos anos, na consolidação das escarpas em frente ao Rio Douro”.

Para o vice-presidente da autarquia, Filipe Araújo, que na sessão substituiu o presidente da câmara do Porto, Rui Moreira, esta é uma “solução tática”. “Estamos perante um espaço que precisava de resgate há cerca de 30 anos. Já tínhamos expressado que havia várias hipóteses, mas o tempo não nos permite que esperemos por tudo para acontecer”, afirmou.

O município assegura ainda que qualquer que seja a solução futura para o canal, esta “não ficará comprometida”.

Foto: Miguel Nogueira (CM Porto)

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem