RECHEIO 50 ANOS

As melhores praias de Vila Nova de Gaia para aproveitar o verão

As melhores praias de Vila Nova de Gaia para aproveitar o verão

Com a chegada do bom tempo e das temperaturas altas os portugueses procuram as várias praias da costa para se refrescarem. A VIVA! fez uma lista das melhores praias de Vila de Nova de Gaia para que possa ir a banhos neste verão.

A sua grande maioria possui Bandeira Azul, fáceis acessos, bares, chuveiros e nadadores salvadores.

Começamos por falar da praia do Senhor da Pedra que possui um areal extenso, delimitado a Sul pela ribeira do Espírito Santo. Esta praia é bastante conhecida pela capela do Senhor da Pedra, que foi erigida junto ao mar em 1686, sendo também aqui que se realiza a romaria anual em honra ao Senhor da Pedra.

A praia de Valadares Norte possui um areal extenso, com o mar geralmente agitado e um amontoado rochoso que ocupa a areia quase por completo. Já na Valadares Sul o areal tem uma extensão mediana, formações rochosas perto da linha da água, bem como um sistema dunar que se vai alargando e está protegido por vedações e passadiços.

Na praia da Madalena a Norte é possível encontrar “um areal extenso, com pequenas formações rochosas na linha da água e um sistema dunar protegido por vedações de madeira”, refere a plataforma VortexMag. Na sua zona central, “corre a ribeira da Madalena, com dois braços de água que se juntam antes de chegar ao mar” e a Sul, o sistema dunar é mais amplo.

A da Sãozinha tem um areal extenso, com dois passadiços, e “um impressionante sistema dunar, repleto de vegetação e protegido por vedações em madeira”. Esta praia tem ainda “um campo de futebol de praia, ótimas instalações de apoio aos banhistas, como bares e casas de banho, e um parque de estacionamento de apoio”.

A praia da Aguda possui “um areal extenso que pertence à frente de mar do lugar da Aguda”, indica a plataforma Ekonomista. Quando está maré baixa, forma-se uma poça grande, “onde os mais novos adoram brincar. Nas proximidades, fica a Estação Litoral da Aguda, um local que vale a pena visitar para ficar a conhecer melhor algumas espécies da fauna marinha”.

A praia da Granja é a mais histórica de todas as do concelho. “Foi o poiso da aristocracia portuguesa em meados do século XIX e por lá passaram nomes como Eça de Queiroz, Ramalho Ortigão e até a realeza da altura”. No século XX, foi um dos locais preferidos de Sophia de Mello Breyner Andersen.

Conta com uma “faixa de areia fina e relativamente extensa” e para quem preferir, junto ao areal, “está o complexo das Piscinas Municipais da Granja, onde existe uma piscina interior e outra exterior, ambas de água salgada”.

Por último, a praia de Francelos tem “um sistema dunar maior que o próprio areal”. As águas são conhecidas “pelas suas propriedades terapêuticas e, por isso, são muitas as pessoas que visitam esta praia e se banham no seu mar”, afirma a mesma plataforma.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes