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As frutas aliadas à saúde do coração

As frutas aliadas à saúde do coração

Com a chegada do verão, as frutas são um alimento bastante consumido pelas pessoas, por serem considerados frescos e por trazerem vários benefícios. Uma das qualidades da fruta é fazer bem ao coração.

Além de ricas em vitaminas, muitas também são ricas em polifenóis que têm um papel positivo nas doenças cardíacas e na diabetes. Algumas dessas frutas importantes são: as maçãs, as laranjas, as tangerinas, a manga, as ameixas, pêras, uvas e os frutos silvestres.

A maçã é uma fruta de origem asiática que ajuda a controlar certas doenças como diabetes, a diminuir o colesterol, além de melhorar a digestão contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes. Além disso, a maçã é rica em pectina, vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e apresentam vários outros benefícios à saúde.

A laranja é uma fruta rica em fibras, vitaminas A, B e C, flavonoides e betacaroteno com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, que auxiliam no combate ao envelhecimento precoce, ajudam a reduzir o colesterol, protegendo de doenças cardiovasculares. Além disso, a laranja também possui minerais como potássio e cálcio, necessários para a regulação da pressão arterial.

A manga é uma fruta que possui muitos nutrientes como vitaminas A e C, magnésio, potássio, polifenóis como mangiferina, canferol e ácido benzoico, fibras. Além disso, a manga ajuda a combater inflamações, fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

A ameixa é rica em vitaminas do complexo B, além de vitaminas A, C e K, e minerais como magnésio, fósforo, potássio, ferro, cálcio e zinco. Ou seja, elas beneficiam a visão, melhoram o sistema imunológico, tem propriedades anticoagulantes e aumenta a densidade óssea.

A pêra é uma ótima fruta para quem tem diabetes porque aumenta pouco o açúcar no sangue já que tem baixo índice glicêmico.Além disso, têm propriedades vasodilatadores, porque é rica em potássio, que ajuda a prevenir a pressão alta, evitando também problemas cardíacos, como trombose ou AVC.

A uva é uma fruta rica em antioxidantes, que são encontrados principalmente em sua casca, folhas e sementes, proporcionando diversos benefícios para a saúde, como prevenção de cancro, diminuição da fadiga muscular e melhora do funcionamento do intestino. Cada variedade de uva possui propriedades específicas, podendo ser obtida maior quantidades de benefícios quando são consumidas uvas verdes e roxas. Todos esses benefícios se devem ao fato de que as uvas, principalmente as roxas, são ricas em taninos, resveratrol, antocianinas, flavonoides, catequinas e outros compostos que proporcionam suas propriedades bioativas.

Os frutos vermelhos como morango, mirtilos e framboesa, são ricas em vitamina C, flavonoides, antocianinas, licopeno e resveratrol, que são substâncias antioxidantes que atuam combatendo os radicais livres circulantes e que poderiam causar danos às células e, por isso, podem ajudar a fortalecer o sistema imunológico, melhorar a circulação e prevenir o envelhecimento precoce, por exemplo.Além disso, os frutos vermelhos são ricos em fibras, podendo ajudar não só a melhorar o funcionamento e a microbiota do intestino mas também ajudar na perda de peso.

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