PUB
Philips S9000

Árvore de Natal feita com quatro mil livros é atração em Vila do Conde

Árvore de Natal feita com quatro mil livros é atração em Vila do Conde
Uma original árvore de Natal feita com mais de quatro mil livros. Foi assim que a Biblioteca Municipal José Régio, em Vila do Conde, decidiu este ano assinalar a quadra festiva.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A inédita estrutura, que já se transformou num dos pontos de atração da cidade nesta altura natalícia, foi montada no interior da biblioteca e além da função decorativa pretende, também, fazer passar uma mensagem pedagógica.
“Quisemos fazer uma homenagem às árvores das florestas portuguesas que este ano, com os incêndios, foram tão mal tratadas, mas também lembrar que esta é uma árvore do conhecimento, que continua a ser registado nos livros, apesar de vivermos numa era digital”, começou por dizer Marta Miranda, diretora da biblioteca de Vila do Conde.
A árvore foi montada com a sobreposição, por camadas, de mais de quatro mil livros, desde a sua base, com um diâmetro de 2,65 metros, até uma altura de 5,5 metros, tendo sido executada por funcionários da biblioteca, que demoraram mais de 12 horas a completar a ‘empreitada’.
Todos os livros usados para dar corpo a esta original árvore de Natal fazem parte da coleção de duplicados da Biblioteca José Régio e a sua diretora garante que os volumes “não serão danificados”.
“Todos os livros foram sobrepostos de forma a que o peso fique equilibrado e não se deformem, até porque a intenção é que os livros regressem à comunidade, através da canalização para bibliotecas da rede concelhia e outras iniciativas”, explicou a diretora da biblioteca.
A responsável espera que, além da função decorativa, esta árvore de Natal, que tem despertado atenção “de muitos vila-condenses e também de pessoas de fora da cidade”, sirva como mais um pretexto para mais visitas à biblioteca e utilização das suas valências.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer