
Na próxima quarta-feira, as Comédias do Minho vão invadir a estação de metro da Trindade, no Porto, para uma performance de antevisão de um ciclo composto por cinco espetáculos – Chão, Triatro, Chuva, Uivo e Volta – que estará em cena no Teatro Nacional São João, Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória de 11 a 13 de julho.
O projeto Comédias do Minho remonta a 2004, ano em que as autarquias de Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura se uniram para “levar o teatro às aldeias”. Agora, dez anos depois, serão as gentes do Minho a “levar o teatro à cidade”, para celebrar a efeméride. A performance, de 30 minutos, arrancará às 17h30.
Atualmente dirigida por João Pedro Vaz, a companhia tem como objetivo “atuar em proximidade com as populações das várias aldeias, que tanto são público como atores”. É neste contexto que dezenas de minhotos se vão deslocar ao Porto para dançar, cantar e representar, em espetáculos multidisciplinares que, com o envolvimento da população do Vale do Minho, recriam a paisagem e a memória.