Os Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural apresentam uma medida de combate à desmotivação durante o período de quarentena em Portugal. “Coronavírus não destrói a criatividade” é o mote para um concurso temático integrado na Onda Bienal 2020, que desafia os artistas nacionais e estrangeiros a participar com obras nas áreas da pintura, desenho, escultura ou fotografia que sejam criados durante aquele período.
Sob o tema “Coronavírus: reações e consequências”, a ação visa fomentar e promover a criatividade e expressão artística geradas em momento de crise, explica o comunicado enviado à VIVA!, adiantando que a exposição se apresentará como parte da quarta edição da Bienal de Arte Gaia 2021.
De acordo com Agostinho Santos, presidente da Cooperativa Artistas de Gaia e diretor da Bienal Arte Gaia, este desafio enquadra-se no espírito da Bienal Arte Gaia, que é uma Bienal de Causas, “motivando os artistas a criar num período marcadamente desmotivador, mas também inspirador de mensagens que se transmitem através da arte”. “A nossa sociedade está a atravessar um momento complicado, no qual a arte pode ter um papel libertador”, acrescenta.
Os artistas interessados deverão submeter as imagens a concurso entre os dias 8 e 15 de julho. Posteriormente, a direção dos Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural convidará um júri para “proceder à seleção das obras que integrarão a exposição no futuro”.