PUB
Recheio 2025

Artista no Porto? Há um novo projeto de “Aquisições” a começar esta semana

Artista no Porto? Há um novo projeto de

De 21 de março a 4 de abril, artistas e coletivos artísticos sediados no Porto, com atividade na área das artes visuais, poderão candidatar-se ao projeto municipal “Aquisições”, propondo obras para aquisição pela Coleção Municipal de Arte.

Nesta edição, cada participante poderá submeter até cinco obras, sendo que, no máximo, duas poderão ser adquiridas por artista ou coletivo. A grande novidade deste ano é a criação de um comité de seleção independente, responsável pela avaliação das propostas.

A equipa é composta por Ana Vasconcelos (conservadora assessora na Fundação Calouste Gulbenkian), Miguel Wandschneider (curador independente) e Paula Nascimento (arquiteta e curadora independente), contando com um orçamento global de 75 mil euros.

O guia com todas as orientações para a submissão das propostas estará disponível na Plataforma Pláka.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Três Modalidades de Aquisição

O projeto “Aquisições” de 2025 mantém o seu compromisso de valorizar a produção artística do Porto e expandir o património da cidade, através de três modalidades distintas:

  1. Candidatura direta de artistas e coletivos – A modalidade que agora abre candidaturas permite a submissão de propostas individuais para aquisição de obras.
  2. Aquisição por recomendação do Comité de Seleção – Obras apresentadas em galerias da cidade ao longo do ano poderão ser adquiridas com base na avaliação de um segundo comité, composto por Alexandra Balona(curadora independente e investigadora), Eduarda Neves (curadora e diretora da Escola Superior Artística do Porto) e João Terras (curador e assistente de direção artística do CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães). Para esta modalidade, está destinado um orçamento de 125 mil euros.
  3. Compra de obras apresentadas na Galeria Municipal do Porto (GMP) – A terceira modalidade prevê a aquisição de peças expostas na GMP, sob recomendação da sua direção artística, contando este ano com um orçamento reforçado de 70 mil euros.

Criado em 2018 e atualmente sob gestão da Direção de Arte Contemporânea da Ágora, o projeto “Aquisições” já incorporou mais de 250 obras na coleção municipal, contribuindo para a preservação da memória artística da cidade e o apoio à comunidade criativa.

Mais informações podem ser consultadas na página da Plataforma Pláka.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer