Paredes vai brindar os visitantes das exposições “Art on Chairs” com uma mão cheia de ações culturais integradas no programa “A Cidade e o design”, desenvolvido no âmbito da segunda edição do evento internacional, que promove o design e a criatividade contemporânea enquanto vetores de inovação na indústria. Assim, dois sábados por mês, vários espaços comerciais da cidade vão transformar-se em palcos de diferentes formas de expressão artística, desde fado a hip hop, jazz, dança e percussão.
Em comunicado, o município explicou que a programação cultural surge com o intuito “de apresentar novos criadores e novas linguagens e estéticas na música”. “Trata-se de uma abordagem que pretende emular o espírito ‘Art on Chairs’ – que visa promover uma cultura de design, capaz de contagiar um território e um setor industrial com novas linguagens e estéticas”, esclareceu. Para além dos concertos, que contarão com músicos ligados aos GNR, Clã, Blind Zero, Dealema e Slimmy, haverá também workshops de guitarra, bateria, escrita de hip-hop e produção musical. Os eventos serão distribuídos por cinco espaços. A ‘Casa do Benfica’ receberá espetáculos de fado; a esplanada da pastelaria ‘Princesinha’ – com um ambiente mais urbano – servirá jazz; num antigo teatro, hoje a loja de vestuário ‘Belmoda’, acontecem os concertos de música alternativa; e no cabeleireiro ‘Eduardo Mãos de Tesoura’, serão realizados os espetáculos de hip-hop e música eletrónica. A escola de música ‘Só-Li-Dó’, por sua vez, acolherá os workshops. O público poderá assistir aos concertos de forma gratuita.
Para este sábado está agendado o workshop (17h00) de rimas e batidas por Mundo Secreto e um concerto de SlimCutz (Hip-Hop), às 19h00. A 28 de março, o município contará com a atuação da fadista Alexandra Guimarães, do Mário Santos Trio e de Rui Miguel Abreu, da Antena 3.