PUB
Amanhecer - sacão

Arroz: eis o mote para esta peça de teatro prestes a estrear no Porto

Arroz: eis o mote para esta peça de teatro prestes a estrear no Porto

O Teatro Campo Alegre recebe, nos dias 21 e 22 de março, sexta-feira (19h30) e sábado (21h), a estreia de “ARUS FEMIA”, um espetáculo encenado por Zia Soares que tem como principal inspiração as mulheres guineenses. 

Tal como refere a Ágora, o projeto, que se desdobra também num filme e numa conferência, aborda a história do arroz africano e a sua disseminação no Ocidente.

A peça baseia-se num episódio histórico: há cerca de quatro séculos, mulheres da Guiné-Bissau, a bordo de navios negreiros rumo às Américas, escondiam sementes de arroz negro nos cabelos para garantir a sobrevivência num novo território. 

Chegadas ao destino, libertaram essas sementes, permitindo o cultivo de uma variedade que ainda hoje é encontrada em solos americanos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Com um elenco de oito intérpretes, “ARUS FEMIA” conta com a composição musical de Xullaji e coreografia de Vânia Doutel Vaz. Além do espetáculo, o projeto propõe uma reflexão mais profunda sobre as migrações humanas e botânicas, bem como a soberania alimentar. 

Para isso, no dia 22, acontece a conferência “Arroz Africano no Mundo Atlântico” no Pequeno Auditório do Rivoli, das 14h30 às 17h. O evento incluirá a exibição da curta-metragem “Bu simentera i di nundé? [De onde vem a tua semente?]”, de António Castelo e Lentim Nhabaly.

Após a exibição, Judith Carney e José Filipe Fonseca discutem o tema numa conversa bilíngue (inglês e português), com moderação de Erikson Mendonça. O público também terá a oportunidade de participar no debate. 

A entrada para a conferência é gratuita, com bilhetes disponíveis a partir das 11h do mesmo dia, tanto nas bilheteiras físicas quanto na plataforma online do Teatro Municipal do Porto. Mais informações sobre a programação podem ser consultadas aqui.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2