A ligação ferroviária entre Corunha e Porto deverá começar a funcionar no final do próximo ano. A Arriva España prevê que a ligação ferroviária entre Corunha e Porto possa servir até 1,6 milhões de passageiros por ano.
O CEO da Arriva España, Juan Ignacio García de Miguel, de acordo com o Jornal de Negócios, não revela números quanto ao investimento do projecto, referindo que o serviço poderá ser assegurado com dois comboios e que o montante a investir vai depender, por exemplo, se optam por comprar os comboios ou alugar o material circulante à Renfe.
O gestor acredita que a forte implementação da Arriva Galicia e da Arriva Portugal no Norte de Portugal, no que toca ao transporte rodoviário de passageiros, constitui “uma boa oportunidade para a oferta de um serviço multimodal em que os passageiros podem utilizar o comboio e o autocarro”.
No que diz respeito à procura, García de Miguel assinala que os estudos feitos pela empresa apontam para os 800 mil passageiros, num “cenário péssimo”, e para 1,6 milhões num “cenário óptimo”.
O financiamento do projecto estará a cargo do grupo Deutsche Bahn, que em 2010 comprou a totalidade da Arriva, multinacional de origem britânica.