Estão prestes a nascer os Transportes Metropolitanos do Porto (TMP), que vão ser presididos por Marco Martins. Recorde-se que o próprio é o atual presidente da Câmara Municipal de Gondomar.
De acordo com o Porto Canal, com base em declarações de Marco Martins, não se sabe à data quando este dará início às suas funções. “Ainda estamos em fase de constituição da empresa, a escritura ainda não foi feita, é um assunto que nem sequer se coloca” – explica.
Recorde-se que, no dia 13 de dezembro, Ariana Pinho falou acerca da data de arranque da TMP. No entender de Ariana Pinho, secretária da Área Metropolitana do Porto (AMP), a constituição da empresa estaria prevista para 13 de janeiro.
A somar a isso, como refere a mesma fonte de informação, também o presidente da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, havia dito que a constituição formal da TMP seria feita logo no início do mês de janeiro.
Vale a pena referir que o atual presidente da Câmara de Gondomar foi eleito para a presidência dos Transportes Metropolitanos do Porto, de forma unânime. As eleições foram feitas em finais de setembro, tendo reunido votos de 12 autarcas do Conselho Metropolitano.
Nesta fase, ainda persiste a dúvida de quando Marco Martins irá começar nas novas funções. O autarca está à frente da autarquia gondomarense desde 2013 e chegou a ser presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto.