Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Arquitetos do Porto premiados na Islândia

Arquitetos do Porto premiados na Islândia

A empresa de arquitetura instalada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, a Sastudio, acaba de vencer um concurso para criação de um centro comunitário em Höfn, na Islândia.

O Parque Comunitário de Leiðarhöfði será construído ao longo um hectare de terreno, onde será promovida a “ligação com a natureza circundante” e irá “ativar novas atividades sociais para locais e turistas”.

O projeto, concebido pela Sastudio em colaboração com dois parceiros islandeses, Hjark e Landmotun, conta com um edifício polivalente de 500m2 e, simultaneamente, criar uma nova frente de rua, de forma a proteger a nova praça dos ventos dominantes de Nordeste, enquanto maximiza a exposição solar.

O edifício terá uma cobertura ajardinada com flora local, parque infantil, redes, baloiços e equipamento de exercício, feitos a partir de material de pesca reciclado e madeira local, que completará a visão os arquitetos de criar um espaço versátil, capaz de acomodar vários tipos de eventos e se adaptar a múltiplos usos para a população e visitantes.

Nos dias mais frios da Islândia, a acumulação natural das águas criará um ringue de patinagem e nos dias mais quentes, um lago, num local onde antes era um aterro.  

“Assumimos um risco ao desafiar o planeamento existente para habitação privada, considerámos o desejo da população por uma nova centralidade neste local único. Sugerimos e desenhámos um centro comunitário, um espaço social para todas as idades, que consiga acolher diversas funções e apoiar atividades ao ar livre.”, explica Tiago Sá, fundador da Sastudio.

Este é o terceiro concurso em que os jovens portugueses são premiados na Islândia, o primeiro, um jardim de infância cuja proposta foi adquirida pelo município de Reykjavik e, o segundo, um outro jardim de infância, em Garðabær, com início de obras previsto para este Verão.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes