Escolhida por unanimidade, a proposta do arquiteto portuense propõe “um percurso por edifícios e edições originais de livros em Roma, Vicenza, Paris e Londres, a fim de, através da história do livro de arquitetura, sintetizar a cultura arquitetónica europeia”.
De acordo com o júri do Prémio, presidido pelo escritor Valter Hugo Mãe e constituído pelos arquitetos José Manuel Botelho, João Luís Carrilho da Graça e Pedro da Rocha Vinagreiro, aos quais se juntou Luísa Távora, em representação da família de Fernando Távora, o projeto de André Tavares “distingue-se por uma profunda originalidade. (…) Num momento em que as tecnologias digitais ameaçam a compreensão das qualidades físicas dos objetos, o livro é um reduto da arquitetura que exige a compreensão da sua natureza física, da textura das suas páginas, da natureza do seu peso”.
Para a concretização da proposta “Ruínas, ou do Livro de Arquitetura”, André Tavares irá receber uma bolsa de viagem no valor de seis mil euros para percorrer as cidades de Roma, Veneza, Paris e Londres. “Não é apenas uma viagem física, em que o corpo se transporta para um espaço e uma cultura estranha que se quer descobrir, nem sequer uma viagem imaginária, a um lugar que não existe e só pode ser sonhado. É uma viagem ao país dos livros de Arquitetura, uma viagem cujo curso navega entre páginas de narrativas e construções arquitetónicas”, refere o arquiteto na candidatura.
O resultado da viagem será apresentado numa conferência na Câmara Municipal de Matosinhos a 5 de outubro, Dia Mundial da Arquitetura, altura em que será lançada a 11ª edição do Prémio Fernando Távora.
André Tavares (Porto, 1976) é licenciado (2000) e doutorado (2009) em Arquitetura pela FAUP, onde é atualmente docente convidado. Em paralelo, tem-se dedicado à investigação, crítica e edição (Dafne), sendo ainda comissário geral, com Diogo Seixas Lopes, da Trienal de Arquitetura de Lisboa 2016. É também coordenador do Centro de Documentação e Investigação da Cultura Arquitetónica da Fundação Marques da Silva.
O Prémio Fernando Távora é uma distinção anual destinada a arquitetos membros da Ordem dos Arquitetos, sendo organizado pela sua Secção Regional do Norte, pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela Casa da Arquitetura.