PUB
Recheio 2024 Profissional

Área Metropolitana do Porto já tem ‘luz verde’ da AMT para concurso de transporte público

Área Metropolitana do Porto já tem ‘luz verde' da AMT para concurso de transporte público

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) revelou esta segunda-feira ter emitido “parecer prévio vinculativo positivo quanto às peças do procedimento de Concurso Público para a Aquisição do Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros na Área Metropolitana do Porto”, que visa substituir as concessões em vigor na região.

O novo concurso, aprovado em outubro pelo Conselho Metropolitano do Porto (CmP), prevê a uniformização da frota numa marca única para os 17 concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP), bem como da bilhética e das tarifas.

Em comunicado, a AMT refere que o procedimento “assume especial relevância para a implementação da reforma” introduzida por um novo regulamento do Parlamento Europeu, “que aprovou o Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros no que se refere à adequada contratualização de serviços públicos de transporte de passageiros”.

A AMT acrescenta que esta importância deve-se ainda à “dimensão” do concurso e ao facto de “incidir numa importante região metropolitana do país”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“À semelhança de outros pareceres, a AMT irá acompanhar a execução contratual, de forma a garantir que, a todo o tempo, se cumprem os normativos legais e contratuais aplicáveis, incluindo reporte de informação, avaliação periódica dos pressupostos da exploração, monitorização do cumprimento das obrigações de serviço público e exigente relação e informação com os passageiros”, refere ainda a Autoridade.

De recordar que a 25 de outubro, o presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues, explicou que o lançamento do concurso para o transporte público rodoviário na AMP aguardava parecer AMT para ser formalmente lançado.

Na altura, o também presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia disse ter dado a indicação à AMP para convocar “rapidamente” uma reunião extraordinária assim que chegue o parecer da AMT.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem