
Diariamente, durante 10 dias, entre 5 e 14 de outubro, há animação de rua, espetáculos no Grande Auditório, com capacidade para 700 lugares, e Café-Teatro, para 150 pessoas. Ao fim de semana há espetáculos dirigidos às crianças.
O teatro cómico é apresentado em todas as suas dimensões e disciplinas: a comédia, o teatro de rua, a mímica, a animação, stand-up comedy, musical, o novo circo, marionetas e fantoches, café-teatro, o clown e traz à cidade da Maia de 25 a 30 companhias, para mais de 10 mil espectadores.
Refira-se que no festival, além de companhias portuguesas, já participaram companhias vindos de países tão diferentes como a Espanha (nomeadamente Galiza, Madrid, Catalunha, Leão e País Basco), França, República Checa, Itália, Bélgica, Suíça, Inglaterra, Canadá, Estados Unidos, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Alamanha, Australia, etc.
Recorde-se que a primeira edição do festival realizou-se em 1994 e a partir de 1996 passou a ser anual. O Festival é uma iniciativa da Câmara Municipal da Maia com direção artística e produção do Teatro Art’Imagem.
Trata-se do único festival exclusivamente dedicado ao teatro cómico que se realiza em Portugal.