PUB
Santander3

Aprovado com unanimidade o documento sobre o apoio às artes

Aprovado com unanimidade o documento sobre o apoio às artes

A Câmara do Porto aprovou esta quarta-feira por unanimidade o documento consensualizado com estruturas culturais presentes na reunião ocorrida no Teatro Rivoli.

Assim como é indispensável uma revisão aos valores de financiamento atribuídos à região Norte do país, todas as forças políticas consideraram, também, que é preciso rever o modelo do concurso da Direção Geral das Artes (DGArtes) para o próximo quadriénio de apoios.

Manuel Pizarro, do PS, apoiou “inteiramente a posição conjunta do presidente da Câmara e dos agentes culturais”. Para o socialista, é nítido que “há um problema de subfinanciamento que condiciona o concurso”. Mas, mesmo que não houvesse, admitiu, parte de pressupostos errados, desde logo, pelos desequilíbrios regionais que provoca.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Já Álvaro Almeida, vereador eleito pelo PSD, referiu que subscrevia, no essencial, “o conteúdo da moção”, mas divergiu no primeiro ponto do documento, que pede a reposição dos valores das verbas de 2009. Isto porque à altura “o país estava na bancarrota” e, na sua opinião, voltar seria “repetir os mesmos erros do passado”. Sobre esta observação, o presidente da Câmara do Porto explicou que a referência se devia “à data do último concurso”.

Apesar desta discordância, Álvaro Almeida entendeu que o Município do Porto deve opor-se, com firmeza, “à diferenciação por regiões das dotações do concurso”.  

No que à CDU diz respeito, Ilda Figueiredo interveio para referir que, face à proposta de Rui Moreira, pretendia retirar a sua moção, por considerar que as suas preocupações “ficam também vertidas neste documento”. Sobre o tema, quis referir ainda que o “financiamento às artes é um problema central”, lamentando que num momento em que há tanto dinheiro para cobrir os défices da banca, “não haja mais sete milhões de euros para a Cultura”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3